terça-feira, 10 de janeiro de 2012

VIP's: Práticas de Melhoria do Valor

VALUE IMPROVING PRACTICES – VIP’s – PRÁTICAS DE MELHORIA DO VALOR

Value Improving Practices são práticas recomendadas pelo Independent Project Analysis (IPA) aplicadas em projetos por uma equipe multidisciplinar que seguem uma metodologia com o propósito de obter melhorias nos indicadores de desempenho de um negócio.

As Práticas de Melhoria do Valor recomendadas pelo Independent Project Analysis (IPA) são:

Simplificação de Processo: Consiste na procura de oportunidades para eliminar equipamentos ou combinar etapas de processos de forma a se ter melhores custos, prazos e operabilidade.

Benefícios:
Redução do custo do ciclo de vida (Life Cicle Costs).
Aplicável a qualquer tipo de projeto.
Facilita a definição do escopo.
Melhora a compreensão do projeto.

Seleção de Tecnologia: A função desta prática consiste em garantir que todas as alternativas tecnológicas para a realização de determinadas tarefas foram consideradas. É também um processo sistemático de busca por tecnologias, que possam ser superiores àquelas atualmente utilizadas.

Benefícios:
Otimiza o tempo necessário à pesquisa e comparação de tecnologias.
Em estágios iniciais de FEL produz efeitos na definição de objetivos do projeto e nas funcionalidades de processos de produção.
Torna transparente o processo de tomada de decisão.

Manutenção Preditiva: Esta prática a tem como objetivo melhorar a manutenção e a operabilidade das plantas bem como, identificar requisitos de manutenção desnecessários. Utiliza estudos avançados de monitoramento dos equipamentos e processos, de forma a antecipar possíveis falhas que impeçam os seus funcionamentos.

Benefícios:
Menor exposição a riscos de segurança, saúde e meio ambiente.
Reduz custos de manutenção.
Aumenta o tempo de campanha.
Redução do estoque de peças de reposição.

Modelagem da Confiabilidade do Processo: Aborda a utilização de simulações computadorizadas do processo, de forma a explorar a relação entre taxas máximas de produção e fatores de projeto e operação tais como: qualidade, lucro, produtos de transição, práticas de manutenção, capacidade, preocupações com relação à segurança e meio ambiente.

Benefícios:
Aumentar a confiabilidade do processo influenciando a tomada de decisão sobre a otimização de investimentos e custos operacionais.
Melhor definição da planta de processo.
Identifica pontos de controle e manutenção necessários.
Facilita a execução de HAZOP no projeto.

Adaptação de Padrões e Especificações: Deve ser utilizada de forma sistemática para assegurar que os custos das instalações não aumentem depois da aplicação de regulamentos, padrões e especificações que excedam as necessidades reais da instalação que está sendo projetada.

Benefícios:
Diminuição do número de documentos no projeto.
Simplifica normas a serem utilizadas.
Reduz normas, eliminando duplicação de regulamentos nacionais e internacionais.


Projetar para a Capacidade: É uma avaliação da capacidade máxima dos componentes principais e dos equipamentos, ao invés de se considerar um “fator de segurança” que permita uma margem adicional para assegurar uma maior capacidade num eventual incremento da produção.

Benefícios:
Auxilia na definição de capacidades de equipamentos.
Reduz custos de investimentos.
Otimiza custos operacionais durante a vida útil.


Classes de Qualidade: Esta prática é empregada para estabelecer qual classe (padrão) de qualidade das instalações atende aos objetivos do Projeto em termos de possibilidades de expansão, confiabilidade, facilidades de manutenção e critérios de redundância.

Benefícios:
Ajuda a consensar e comunicar claramente os objetivos do negócio.
Alinha as características da planta aos objetivos do projeto.
Evita incorporação de itens ao escopo que não atendem aos objetivos do projeto.


Engenharia do Valor: É o exame sistemático das funções de um projeto, avaliando o que será realmente necessário no escopo do empreendimento, de forma a cumprir os objetivos do negócio ao menor custo, e eliminar investimentos que não adicionam valor.

Benefícios:
Reduz custos de investimentos e custos operacionais.
Otimiza o tempo de discussões sobre alternativas para uma mesma função.
Reduz o número de modificações no projeto.


Revisões de Construtibilidade: Uma análise conduzida por especialistas de projeto, construção e montagem de forma a reduzir custos e ganhar tempo nas fases de execução da montagem. Consiste na avaliação, de forma sistemática, do projeto básico e da engenharia de detalhamento, para verificar suas implicações na facilidade de execução durante a fase de construção e montagem.

Benefícios:
Reduz o prazo de construção e montagem.
Otimiza a performance do projeto.
Aumenta o nível de segurança nas instalações.


Otimização de Energia: É o estudo dirigido com a finalidade de examinar previamente o consumo de energia envolvido, após a implantação do empreendimento para otimizar os fatores: Capital Investido X Consumo de Energia.

Benefícios:
Propicia melhor integração térmica.
Reduz custo de consumo de energia.
Permite reaproveitamento de calor gerado no processo.


Minimização de Resíduos: É o estudo feito, fluxo por fluxo avaliando como os resíduos são gerados num processo e como poderiam ser eliminados ou reduzidos ou ainda, transformados em subprodutos comercializáveis. Trata-se de uma tentativa de se eliminar as fontes geradoras de resíduos ao invés de se tratar os resíduos após terem sido gerados.

Benefícios:
Minimiza impactos à saúde e ao meio ambiente.
Facilita o licenciamento ambiental.
Fornece métodos seguros de disposição final dos resíduos.


CAD – 3D: O objetivo é modelar as instalações que estão sendo projetadas em visão tridimensional para que sejam identificadas interferências durante as fases de construção e montagem bem como diminuir a freqüência de erros dimensionais e conflitos espaciais (volumétricos) que causam mudança no projeto no momento da construção.

Benefícios:
Facilita o planejamento da construção.
Otimiza o tempo de detalhamento do projeto.
Facilita o treinamento de operadores.

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário